top of page

15 palavras de medida chinesas para iniciantes

Como as palavras de medida funcionam em chinês?


Em mandarim, uma palavra de medida é chamada 量词 (liàng cí). Em um nível básico, as palavras de medida são usadas para especificar uma certa quantidade de um determinado substantivo.



Em mandarim, todo substantivo – mesmo simples e contável, requer um classificador em chinês, ou seja, toda vez que um número ou um demonstrativo pronomes como “isto” ou “aquilo” são usados com um substantivo, você deve colocar uma palavra de medida no meio.


Por exemplo, você não diria apenas “um carro”, “dois gatos”, “este bolo” em chinês, você diria “um [palavra de medida] carro” e “dois [palavra de medida] gatos”, “este [ palavra de medida] bolo”.


Palavras de medida diferentes são usadas para substantivos diferentes. No total, existem cerca de 150 palavras de medida em chinês que são frequentemente usadas nas conversas do dia-a-dia. As palavras de medida em chinês podem ser usadas dependendo da característica do objeto, a categoria a que pertence, o tipo de recipiente em que vem. (Em alguns casos, mais de uma palavra de medida pode ser usada para o mesmo substantivo, e a escolha depende de qual característica você deseja enfatizar)


Existem algumas regras simples que você pode aprender para dominar esse aspecto do chinês. Para ajudá-lo a iniciar seu crescente vocabulário, começaremos com as 15 palavras de medida mais comuns em chinês que capturam o maior valor para iniciantes.


Abaixo está uma lista de 15 das palavras de medida mais comuns e úteis para você começar!


1- 个 (gè)


Esta é a mais básica de todas as palavras de medida, e a primeira que os alunos chineses e até as crianças chinesas aprendem. Ele pode ser usado para basicamente qualquer substantivo, então você pode usar apenas essa palavra de uma medida, se realmente quiser, embora não soe muito fluente se o fizer. Tecnicamente, este classificador deve ser usado para pessoas e itens não específicos


chinês

pinyin

Português

三个人

san ge rén

três pessoas

​ 两个苹果

​ liǎng ge píngguǒ

duas maçãs

一个想法

yī gè xiǎngfǎ

​ uma ideia


2- 位 (wèi)


Esta palavra de medida também é usada para pessoas, mas esta é mais formal. É útil para configurações mais formais ou quando você deseja mostrar respeito a alguém.



chinês

pinyin

Português

这位教授

zhè wèi jiàoshòu

​esse professor

那位老太太

nà wèi lǎotàitai

​aquela senhora idosa

3- 只 (zhī)



Enquanto as palavras de medida 个 e 位 são usadas para pessoas, a palavra de medida 只 é usada para a maioria dos animais. Também é usado para braços, pernas, mãos e pés.



chinês

pinyin

Português

一只狗

yī zhī gǒu

​ um cachorro

两只腳

liǎng zhī jiǎo

​ dois pés

4- 支 (zhī)


Esta palavra de medida chinesa é pronunciada exatamente da mesma forma que a última (只), mas é escrita e usada de maneira diferente! A palavra medida 支 é usada para objetos parecidos com varetas, como uma caneta (笔 bǐ) ou um pauzinho (筷子 kuàizi).


chinês

pinyin

Português

一支吸管

​ Yī zhī xīguǎn

​um canudo

​这支手机

​Zhè zhī shǒujī

este telefone


5- 条 (tiáo)


Outra palavra de medida usada para itens longos é 条. Este é usado com itens ou coisas que você consideraria longas, finas ou estreitas. Coisas como rios (河 hé), estradas (路 lù) e calças (裤子 kùzi) são todas combinadas com essa palavra de medida. Também é usado para animais que seriam considerados longos e escorregadios, como peixes e cobras.



chinês

pinyin

Português

那条路

nà tiáo lù

aquela estrada

八条鱼

bā tiáo yú

oito peixes


6- 双 (shuāng)


Essa palavra de medida é usada para itens em pares, basicamente da mesma forma que usamos “par” em português.

chinês

pinyin

Português

九双鞋子

jiǔ shuāng xiézi

nove pares de sapatos

一双眼睛

yī shuāng yǎnjīng

um par de olhos

两双筷子

liǎng shuāng kuàiz

dois pares de pauzinhos


7- 件 (jiàn)


Já discutimos como as palavras de medida 条 e 双 podem ser usadas para certas peças de vestuário. No entanto, a palavra de medida que combina com a maioria das roupas é 件. Também é usado para algumas outras coisas, como assuntos/problemas.



chinês

pinyin

Português

一件衬衫

yí jiàn chènshān

uma camisa/blusa

一件事

yí jiàn shì

uma questão


8- 张 (zhāng)


Para objetos planos como um bilhete, um pedaço de papel, uma mesa ou um CD, a palavra de medida 张 é usada. Também é usado para fotos, sejam físicas ou digitais.

​​ chinês

pinyin

Português

​三张电影票

​sān zhāng diànyǐng piào

três ingressos de cinema

这张照片

zhè zhāng zhàopiàn

​esta fotografia

9- 本 (běn)


Esta palavra de medida é usada para livros (书 shū) e outros itens semelhantes, como revistas, cadernos e jornais.

chinês

pinyin

Português

六本书

liù běn shū

seis livros

一本杂志

yì běn zázhì

uma revista

10- 家 (jiā)


Você já deve saber que essa palavra chinesa significa “lar” ou “família”, mas também é uma palavra de medida. É usado para famílias, empresas e outros estabelecimentos comerciais.



​​ chinês

pinyin

Português

那家餐厅

nà jiā cāntīng

Aquele restaurante

这家公司

zhè jiā gōngsī

essa empres



11- 瓶/缾 (píng) e 杯 (bēi)


Se você sair para comer ou beber, essas duas palavras de medida são obrigatórias. 瓶 significa garrafa e 杯 significa copo.


​​​ chinês

pinyin

Português

一杯水

yī bēi shuǐ

​um copo de água

一瓶啤酒

yì píng píjiǔ

uma garrafa de cerveja


12- 份 (fèn)


Outra palavra de medida que você pode precisar ao pedir comida é 份. Quando se trata de comida, basicamente significa “porção”. Também é usado para pacotes ou lotes de coisas e documentos de várias páginas.


​​​​ chinês

pinyin

Português

两份炸鸡

Liǎng fèn zhá jī

dois frango frito

一份文件

Yī fèn wénjiàn

Um documento

13- 块/塊 (kuài)


A palavra medida 块 também será útil ao pedir comida, pois é mais usada para alimentos cortados em pedaços, como bolo, pão ou pizza. Também pode ser usado para outras coisas que vêm em pedaços ou pedaços, como madeira, bem como para dinheiro.



​​​​​ chinês

pinyin

Português

一块蛋糕

yí kuài dàngāo

um pedaço de bolo

两块肉

liǎng kuài ròu

dois pedaços de carne

十块钱

shí kuài qián

10 kuai


14- 辆 (liàng)


Esta palavra de medida chinesa é usada para veículos com rodas, como bicicletas ou carros. Uma exceção a isso são os trens, que usam a palavra de medida 列 (liè).

​​​​​​ chinês

pinyin

Português

那辆车

nà liàng chē

aquele carro

五辆自行车

wǔ liàng zìxíngchē

cinco bicicletas

15- 台 (tái)


Nossa última palavra de medida, 台, é usada principalmente para máquinas como computadores e televisores. Em Taiwan, este classificador também é coloquialmente aplicado a veículos com rodas no lugar de 辆.



​​​​​​​ chinês

pinyin

Português

一台电视

Yī tái diànshì

​uma televisão

一台电脑

​Yī tái diànnǎo

um computador


Existem muitas outras palavras de medida em chinês além desta lista, mas essas 15 palavras de medida obrigatórias são um ótimo começo para alunos iniciantes de chinês mandarim. Embora as palavras de medida possam parecer um pouco assustadoras no começo, você pegará o jeito rapidamente!




 

Quer aprender mandarim? Verifique nossos Cursos Online .








717 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page