6 dicas para superar o medo na hora de falar uma língua estrangeira!

Atualizado: 13 de abr. de 2021


Aprender uma língua estrangeira pode ser muito gratificante, é ótimo para o seu cérebro e pode abrir portas para um mundo de oportunidades para você. Algumas pessoas podem mergulhar direto em conversas em línguas estrangeiras com um vocabulário pequeno, muita confiança e gestos com as mãos entusiasmados. Para muitos de nós, no entanto, essas primeiras conversas podem ser assustadoras.


Neste post, eu vou compartilhar algumas dicas que descobri que me ajudaram a ficar mais confiante ao falar uma língua estrangeira.


1. Não espere ser perfeito!


Imagine conhecer um visitante estrangeiro em seu país e iniciar uma conversa com ele em sua língua nativa. Você esperaria ouvir um sotaque pesado, muitos erros, algumas pausas e alguns sons pensativos. Tenho certeza de que você os encorajaria, e diria a eles para não se preocupar.


Você nunca vai falar um idioma fluentemente sem uns erros primeiro primeiro! Quanto mais cedo você começar a falar, mais cedo alcançará um nível de conversação. Pode ser frustrante sentir que você está cometendo erros, mas isso será compensado a longo prazo. Permita-se cometer erros!



2. Seja um ouvinte ativo.


Aprendemos a maior parte de um novo idioma usando nossos ouvidos. Muitos novos aprendizes de línguas ignoram isso, no entanto. Embora seja possível aprender algumas coisas lendo-as, você deve ouvir um idioma antes de poder falá-lo. Quanto mais você ouvir, melhores serão suas habilidades de pronúncia e mais confiança você terá ao falar.


Experimente este truque: em vez de tentar formular uma resposta em sua cabeça enquanto a outra pessoa ainda está falando, limpe sua mente e ouça verdadeiramente o que ela está dizendo.


Em seguida, reserve um momento para reunir seus pensamentos e responder.


3. Controle a velocidade da conversa


Se você falar devagar e claramente, isso deve encorajar seu interlocutor a acompanhar seu ritmo de fala. Se a pessoa com quem você está falando não entender a dica, nunca é demais pedir educadamente que fale um pouco mais devagar - você ainda está aprendendo, afinal!


4. Domine conversas individuais


Se falar na frente de um grupo é o que está causando seu medo, você não está sozinho. Todos temos medo de falar em público, mesmo em nossa língua nativa! Um ótimo truque para superar esse medo é começar conversando individualmente.


Esta conversa individual pode ser com outro aluno de idioma, um falante nativo ou até mesmo com outro falante não nativo que deseja ajudar. Nem sempre importa se seu parceiro o entende; a chave é praticar até se sentir mais confiante. Se você cometer um erro ou tropeçar nas palavras, é muito mais fácil superar o medo ou constrangimento na frente de uma pessoa. Isso ajudará a aumentar sua confiança e a prepará-lo para falar em grupos maiores.




5. Fale consigo mesmo em privado


Acredite ou não, você é o seu melhor amigo para praticar a língua. É fácil esquecer quanto tempo gastamos diariamente em nossos próprios diálogos internos em nossa língua nativa. Esse diálogo pode ser transformado em uma prática maravilhosa simplesmente traduzindo esse diálogo para o idioma que estamos aprendendo.


Fale consigo mesmo - em voz alta ou em sua cabeça - no seu idioma alvo tanto quanto possível e em tantas situações diferentes quanto possível. Isso o ajudará a colocar seu conhecimento em uso e o preparará melhor para conversas com outras pessoas. Realmente funciona!




6. Seja paciente



Paciência é uma virtude, e isso nunca foi mais verdadeiro do que quando se trata de aprender um idioma. É fácil ficar impaciente consigo mesmo e deixar que essa impaciência atrapalhe a superação de seus medos. Este é o ingresso mais seguro para desistir.


Por mais frustrante que possa parecer, seja paciente consigo mesmo e trabalhe para falar com conforto e confiança, dê a si mesmo o tempo necessário para superar o medo. Faça isso passo a passo.




Bom aprendizado!




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo