9 dicas para ajudá-lo a passar no exame HSK

Atualizado: 19 de ago. de 2021





O exame HSK é ótimo para pessoas que desejam determinar objetivamente seu nível de habilidade no idioma chinês e, especialmente, para pessoas que buscam objetivos e precisam de maneiras tangíveis de medir o desempenho. A falta de preparação é a razão de alguns alunos da língua chinesa serem reprovados no teste, mesmo quando acham que estão prontos. Nesta postagem, você encontrará algumas idéias e dicas que o ajudarão a passar no exame HSK, independentemente do nível em que você está testando.


1. Compreenda o HSK e certifique-se de qual nível você deve fazer


Compreenda o propósito do HSK (adquirir determinados vocabulários e pontos gramaticais) e obtenha uma visão geral do que é o HSK e do vocabulário.


Existem muitas informações na Internet onde você pode descobrir o que é necessário para o exame.


oSe você quiser descobrir quantos caracteres você deve saber para o exame HSK, visite nosso blog post O que é HSK?


2. Faça um plano de estudo abrangente


Depois de familiarizar-se com a estrutura do teste, é hora de criar um plano de estudo abrangente. Isso lhe dará uma boa ideia de como você se preparará para o exame. O exame HSK geralmente se concentra em habilidades de fala, escrita, compreensão auditiva e leitura, bem como vocabulário e gramática.


3. Treine o vocabulário e a gramática


O vocabulário e a gramática são uma ótima base para seus estudos. Existem certas listas de vocabulário para todos cada nível.


Existem algumas ferramentas de estudo diferentes que você pode usar para aprender o vocabulário que encontrará no teste. Os flashcards são um método testado e comprovado, assim como o Pleco (sistema de cartão e dicionário). Lembre-se de sempre aprender as novas palavras em contexto.



4. Faça o máximo de testes práticos possíveis


Essa é uma excelente maneira de determinar se você está realmente pronto para fazer o exame ou não. Fazer os testes práticos de HSK cronometrados é útil para a sua preparação porque será como fazer o exame real.


Conclua o máximo de exercícios possível, examine suas respostas e descubra a causa de seus erros. Faça um gráfico de seu progresso para motivação, pois você será encorajado quando começar a ver que seus estudos estão valendo a pena.


Site para fazer testes práticos: Teste Online


5. Aumente a sua capacidade auditiva


A maioria das pessoas tem menos habilidade para ouvir em comparação com outros aspectos do aprendizado de línguas. Para se tornar um ouvinte melhor, primeiro você deve relaxar. Isso permitirá que você se concentre com mais atenção ao fazer o exame. Leia as perguntas do exame para ajudá-lo a compreender a seção que está ouvindo.


Lembre-se de que a primeira frase geralmente dá uma ideia geral da seção que você está lendo. Enquanto ouve, pode ajudá-lo a pensar sobre o que está ouvindo e anotar palavras-chave, como:

O que aconteceu ?

Quando, onde e como?

O que o palestrante quer nos dizer?


Desta forma, você entenderá melhor a passagem. Quando você ouvir alguma palavra que você não conhece, não perca muito tempo com ela e simplesmente pule-a. Muitas vezes, você descobrirá o que eles significam mais tarde, quando continuar a ouvir.


6. Faça seus exames simulados dentro do prazo oficial


Ler rapidamente pode dar a você uma chance significativamente melhor de se sair bem no exame. Se o limite de tempo oficial for de uma hora e meia, tente terminar a leitura em 80 minutos ao fazer os testes de simulação. Ao praticar terminar mais cedo, você pode usar o tempo extra como um amortecedor quando fizer o teste real, o que reduzirá a ansiedade do teste e o ajudará se você tiver problemas inesperados com o teste.


7. Reserve um tempo regular de estudo


Não importa quando você estuda, desde que o faça diariamente, mas muitas pessoas acham útil estudar no mesmo horário todos os dias, para que adquiram o hábito e possam facilmente entrar no "modo de estudo". Mantenha a concentração enquanto estuda, fazendo uma pequena pausa (cerca de cinco minutos) quando começar a se sentir mentalmente sobrecarregado.


8. Se inscreva em aulas particulares, se puder


Muitos alunos se inscrevem no HSK sem ter uma estratégia para o teste, de modo que você não apenas terá mais probabilidade de reprovar, mas também irá enfrentar os problemas mais lentamente. Assistir a uma aula particular pode te ajudar tremendamente. O professor mostrará exatamente o que os alunos do HSK estão procurando em cada questão, dividindo cada seção em diferentes tipos de questões, explicando como você deve abordar cada tipo. Você descobrirá que, com essas estratégias, você não precisa mais pensar em nada. Você não só saberá o que está por vir, mas também saberá como atacá-lo quando ele chegar lá.



9. Estude com moderação


Estudar demais pode ser prejudicial ao seu aprendizado. Isso pode fazer você se sentir entediado demais para reter facilmente o material em que está trabalhando e, assim, drenar seu entusiasmo para aprender chinês. Os exames simulados são boas ferramentas de estudo, pois demonstram o nível de habilidade que você alcançou, mas não se limita à iso. Faça exercícios regularmente para ficar mais relaxado e sua mente fazer uma pausa, o que acabará melhorando seus estudos.

Fazer o exame HSK é uma boa maneira de analisar e suas habilidades no chinês, mas também de incentivá-lo a aprofundar seu conhecimento do idioma e continuar a aprender. Depois de passar no teste de HSK, use-o como uma forma de aprender mais e mais.


Happy Learning!


Quer estudar para o HSK? Verifique o Aprenda Mandarim




291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo