top of page

Benefícios de aprender um idioma em uma comunidade





Ir de "olá" para conversar mais elaboradas em um segundo idioma é uma jornada longa, mas quem disse que você tem que viajar por essa estrada sozinho? Aqui, vou abordar alguns dos benefícios de aprender colaborativamente em um ambiente de grupo e como você pode fazer parte de uma discussão animada, aprendendo novas palavras, frases, dicas e truques, tudo no conforto da sua casa, e quando for conveniente para você.


As comunidades online podem não oferecer tudo o que um ambiente de aprendizagem social no mundo real pode oferecer, mas ainda há muito a ganhar compartilhando a experiência de aprendizagem com um grupo de indivíduos com ideias semelhantes em um ambiente cooperativo.




Como um grupo pode te ajudar


Existem algumas partes do aprendizado de idiomas que, na verdade, são melhor realizadas sozinho ou em um local tranquilo, livre da distração de outras pessoas, como a memorização e a repetição. Outros aspectos da aprendizagem de línguas, como a formação de estruturas de frases, variação de vocabulário, fazer e responder perguntas, prática de pronúncia e entonação, são muito mais fáceis de aprender em um cenário de grupo do que sozinho. Outras pessoas podem ser uma ferramenta tão valiosa para o desenvolvimento do idioma que é quase impossível imaginar aprender um idioma sem elas!


Com tantos processos de aprendizagem de línguas mais bem servidos em um ambiente social, a escolha óbvia é apenas se inscrever em uma aula em grupo, certo? Aprenda com um especialista, pratique com seus colegas. Bem, nem todos temos tempo, dinheiro ou energia para nos comprometermos com uma ou duas horas semanais de aulas formais. Para aqueles que estão determinados a aprender em casa, ou incapazes de assistir às aulas, como podemos também obter os exemplos, correções e incentivo obtidos por aqueles em um ambiente de sala de aula de tempo integral? Você adivinhou! Comunidades de aprendizagem de idiomas online!



Qual grupo é certo para mim?


Quando você está tentando aprender um idioma, é sempre melhor aprender esse idioma em sua língua nativa, em vez de em uma segunda língua, se você fala uma. Portanto, se houver uma mídia social específica que seja usada com mais destaque em seu país, comece procurando um grupo lá.


É importante, para obter o máximo benefício ao ingressar em uma comunidade, que a plataforma tenha os recursos necessários para discussões saudáveis, envio de conteúdo, comentários... Esses recursos permitirão que você veja o que outras pessoas estão perguntando, e permitem que você solicite ajuda, dicas, conselhos e correções em suas frases. As comunidades, portanto, permitem que você use o poder das pessoas de maneira rápida e eficaz em seu benefício.


Então, eu quero me juntar a uma comunidade de aprendizagem de idiomas, quais são minhas opções?


Instagram, Fcebook, Twitter, páginas de fórum, e whatsApp são ótimas opções para plataformas de mídia social, também há language exchanges - locais que facilitam a correspondência entre alunos e nativos de línguas opostas para ajudar uns aos outros a melhorar. Muitas pessoas podem escolher fazer amigos nas plataformas correspondentes e, em seguida, usar alguma forma de mídia social para trocar idiomas entre si, praticando o uso da língua e prestando assistência de um lado para outro. Alguns exemplos de language exchanges são https://onlinelanguageexchange.com// e mylanguageexchange.com. Existem prós e contras no uso de cada formato. Acho que a conveniência terá um grande fator para a maioria das pessoas, e o que poderia ser mais conveniente do que um site que todos já estão usando - o Facebook. O gigante das redes sociais possui todos os recursos necessários para compartilhar materiais, participar de discussões, conhecer pessoas em um ambiente bem moderado e, sem dúvida, tem recursos disponíveis em sua língua nativa, seja ela qual for.

É por esta razão que nós aqui da Casademandarim decidimos basear nossa comunidade linguística no Facebook, realmente queríamos ser capazes de criar um espaço onde as pessoas pudessem colaborar, se envolver, ajudar umas às outras e coletivamente inspirar e promover a aprendizagem de línguas tanto quanto possível.


Adoraríamos que você viesse e conferisse nossa crescente comunidade no Facebook:



Venha e diga "Olá" - de todas as maneiras que puder e junte-se ao aprendizado!




Happy Learning!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page