Você provavelmente já definiu metas para o aprendizado de idiomas antes, mas nem sempre é fácil cumpri-las e ver os resultados que esperava.
Continue lendo para descobrir como definir metas inteligentes para o aprendizado de idiomas.
Quais são as metas SMART?
O estabelecimento de metas de S.M.A.R.T foi criado pela primeira vez em um artigo dos anos 80 por George T Doran.
As metas SMART devem ser:
S = Specific / Específica
M = Measurable / Mensurável
A = Attainable / Atingível
R = Realistic / Realista
T = Time-bound / Tempo limite
SMART é uma estrutura de definição de metas criada originalmente para gerenciamento de negócios, mas foi amplamente adotada, além disso é ótima para o aprendizado de idiomas.
Metas SMART para o aprendizado de idiomas
Specific / Específica
Os objetivos devem ser claros e não muito amplos ou vagos. “Ser capaz de falar mandarim” pode parecer um bom objetivo, mas o que isso realmente significa? Manter uma conversa básica de 10 minutos é falar em mandarim e ter uma discussão acadêmica aprofundada sobre o aquecimento global em Mandarim é algo totalmente diferente.
Fracas metas
Tornando-se fluente em chinês mandarim
Melhores metas
Ser capaz de falar com alguém sobre um assunto específico.
Para passar em um determinado teste.
Ter um vocabulário de 1000 palavras.
Cada um desses objetivos menores e mais específicos coloca você mais adiante no caminho para a fluência, mas são muito mais tangíveis e alcançáveis.
Measurable / Mensurável
Para se manter motivado e ver seu progresso, você precisa saber quando atingiu seus objetivos. Para fazer isso, eles devem ser mensuráveis de alguma forma.
Algumas pessoas podem descobrir que definir uma meta de tempo (estudar 15 minutos por dia) funciona melhor para elas do que uma meta de resultados (aprender 15 palavras por dia). Use o que funciona melhor para você.
Metas fracas
Melhore o seu vocabulário.
Melhores metas
Aprenda 5 novas palavras por dia.
Passe 20 minutos por dia aprendendo novas palavras.
Attainable / Atingível
Definir metas muito difíceis matará sua motivação.
É bom se esforçar um pouco, mas você deve ser capaz de alcançar seus objetivos de forma realista, caso contrário, você apenas se sentirá derrotado e perderá o interesse.
Atingir pequenos marcos regularmente é a chave para finalmente conquistar a maratona da linguagem.
Metas fracas
Aprenda 100 novas palavras por dia
Leia um livro inteiro esta semana
Melhores metas
Aprenda 10 novas palavras por dia
Aprenda um ponto de gramática esta semana
Relevant / Relevante
Seu objetivo deve ser algo que tenha significado para você, isso mantém seu interesse e lhe dará uma sensação de satisfação em completá-lo. Pergunte a si mesmo se você estaria animado para concluir a meta ou se isso realmente o ajudaria a atingir suas metas de longo prazo.
Dada a situação em que você está aprendendo mandarim para uma viagem pela China.
Metas fracas
Para aprender cegamente o vocabulário sugerido por seu livro de texto, isso pode incluir muitas palavras irrelevantes. * Mesmo palavras frequentemente sugeridas para feriados, como palavras para usar no aeroporto, nem sempre são tão úteis.
Melhores metas
Aprenda palavras que serão especificamente úteis nas suas férias. Você quer ter uma conversa básica com os habitantes locais? Ser capaz de ler menus? Você sabe o que deseja obter com isso, deixe isso moldar o seu aprendizado.
Time Bound / Tempo limite
Cada meta precisa de uma data-alvo. Dar a si mesmo um limite de tempo realista mantém você focado no que está trabalhando. Isso ajuda você a priorizar o tempo para eles em vez de outras coisas mais fáceis, que podem atrapalhar.
Metas Fracas
Chegue ao nível B1 em mandarim.
Aprenda 100 novas palavras.
Melhores metas
Chegue ao nível B1 italiano em 6 meses.
Aprenda 100 novas palavras em um mês.
Contudo…
Comece bem o aprendizado de idiomas, preparando as metas de aprendizado de idiomas SMART.
Isso significa ter metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas. Isso te ajuda saber onde você está em sua jornada linguística.
Se precisar de ajuda para criar suas metas de aprendizado de idiomas SMART, aqui está uma planilha gratuita que você pode preencher para orientá-lo. Imprima ou use edite digitalmente no Editar pdf
Mais uma coisa…
Como você pode ver agora, quanto mais você pensa sobre o estabelecimento de metas, mais fácil se torna, mas ... e é um grande mas ... pode tirar a diversão de tudo se você for muito longe com seus objetivos de aprendizagem de línguas.
Se seu único foco 100% do tempo é #METAS, então você logo se cansará de seus estudos de idioma e sua motivação irá cair seriamente.
Então, qual é a resposta?
DIVIRTA-SE!
O aprendizado de línguas deve ser uma parte gratificante de sua vida, não uma tarefa árdua atolada por objetivos.
Encontre a música que você adora, relaxe com um programa da Netflix, prepare uma refeição usando uma receita nesse idioma.
O que quer que você faça para se divertir, use seus idiomas sempre que possível, para que faça parte da sua vida que você associe à diversão e também a objetivos estruturados.
Happy learning
Quer aprender mandarim? Verifique nossos Cursos Online .
Comentarios