Novos níveis do HSK 2021: Tudo o que você precisa saber

Atualizado: 26 de jul. de 2021



Mas, primeiro, algumas informações sobre o próprio HSK.


HSK significa “Hanyu Shuiping Kaoshi”, a romanização em Pinyin para “汉语 水平 考试”, que significa literalmente “Teste de Nível Chinês”, mas geralmente é traduzido como “Teste de Proficiência Chinês”. O teste é organizado pela Hanban (汉 办), uma afiliação do Ministério da Educação da China que também é responsável pelos Institutos Confúcio em todo o mundo.


O HSK é usado principalmente por universidades chinesas como parte do processo de admissão de estudantes internacionais, mas qualquer pessoa que queira avaliar sua proficiência em chinês ou que precise certificar seu domínio do chinês pode fazer o teste.



Novos níveis do HSK: Perguntas & Respostas

1. Quando os novos padrões HSK entrarão em vigor?


Pelo que as fontes oficiais disseram na conferência, pode levar de 1 a 3 anos para que os novos exames oficiais do HSK sejam atualizados.


Então, parece que em 2021, você ainda pode se preparar para os níveis do antigo HSK.


O que acontecerá em 2022 ainda não está claro - mas pode facilmente ser outro ano de "transição". Talvez alguns testes de 'modo de teste' se tornem disponíveis, mas tanto os padrões antigos quanto os novos serão válidos durante a fase de transição.


2. Quão diferente é o novo HSK do antigo HSK?


Muito diferente em 3 maneiras.


Primeiro, haverá 9 novos níveis de HSK em vez de 6.


Em segundo lugar, cada nível terá um número definido de 300 novos caracteres em cada nível, e um número variável de 500 a 1140 novas palavras em cada nível com base em todas as combinações possíveis desses caracteres. Isso significa que os níveis 1, 2, 3, 4 serão mais difíceis do que antes, mas os níveis 5 e 6 serão um pouco mais fáceis - portanto, todo o processo de aprendizagem será mais gradual.


E em terceiro lugar, as listas de palavras foram revisadas para excluir algumas palavras desatualizadas.


Agora, vamos examinar cada um desses pontos em detalhes.



3. Quantos níveis haverá no novo HSK?


O novo sistema HSK terá 9 níveis.


O novo sistema é chamado de “Três níveis e nove bandas” - com “níveis” se referindo a 3 níveis de idioma (Iniciante, Intermediário, Avançado) e “bandas” se referindo a 9 Níveis HSK (1, 2, 3, 4, 5, 6 , 7, 8, 9).






4. Quantas palavras terá cada novo nível do HSK?


Haverá 300 novos caracteres em cada novo nível HSK.


Uma vez que os caracteres podem formar muito mais palavras novas quando colocados juntos, o número de palavras em cada novo nível de HSK irá variar. É o efeito bola de neve: o nível 1 será um pouco mais fácil, já que apenas 500 palavras podem ser compostas por 300 caracteres; mas quando você passa para o Nível 2 do HSK, você terá todas as combinações dos novos 300 caracteres mais os 300 do nível anterior.

5. Por que há tantas palavras a mais nos novos níveis 1, 2, 3, 4 do HSK?


O antigo sistema HSK tinha uma grande desvantagem: era muito fácil passar HSK 1 e HSK2 (com apenas 150 palavras em cada nível), mas muito difícil chegar a HSK 5 e 6 (com 2.500 e 5.000 palavras respectivamente).


Portanto, o novo sistema tenta resolver esse problema adicionando mais palavras aos Níveis 1, 2, 3, 4 do HSK para “espalhar” as novas palavras entre os níveis e para tornar o progresso do aprendizado mais gradual.


Um grande problema com o teste HSK atual é que ele não corresponde diretamente ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CETR). No novo sistema HSK, os níveis serão reequilibrados para melhor corresponder à escala CEFRe refletir a proficiência do aluno, dando ao HSK peso e calibre melhorados no cenário internacional.




6. O que são os novos níveis avançados do exame HSK 7, 8, 9?


O antigo HSK tinha apenas 6 níveis. No novo sistema HSK, eles adicionaram novos Níveis 7, 8 e 9. Esses níveis serão mais altos do que o antigo HSK6, e terão como objetivo níveis de proficiência mais altos (pense neles como fins acadêmicos).


Se você olhar a tabela de níveis, notará que os Níveis 7, 8, 9 do HSK compartilham o número total de novos caracteres (1200) e novas palavras (5636). Isso significa que todos os participantes do nível 7 a 9 farão o mesmo teste e, com base na pontuação obtida, serão qualificados para o nível 7, 8 ou 9.



Continua.....


Esperamos que esta informação tenha sido útil. Continuaremos atualizando este post à medida que tivermos mais detalhes.


Bom aprendizado!


311 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo