top of page

O que é HSK?

Atualizado: 11 de abr. de 2021

✔ Definição do HSK


O exame HSK mede sua capacidade de usar e compreender o idioma chinês conforme ele é lido, escrito, ouvido e falado com os chineses. É o teste de língua chinesa mais aceito do mundo.

O exame HSK avalia o quão bem você lê, escuta, fala e escreve língua chinesa, e usa essas habilidades em conjunto. O teste HSK mede sua capacidade de integrar as quatro habilidades.

O teste é realizado regularmente na China e em outros países a cada ano. Os certificados do HSK serão emitidos para aqueles que obtiverem as pontuações exigidas.



✔ Por que fazer o teste HSK

O novo teste HSK mantém a orientação do antigo HSK como um teste geral (ou universal) de habilidades da língua chinesa para alunos. Os resultados do teste de HSK podem servir para vários propósitos:

  1. Algumas universidades chinesas exigem a certificação HSK para permitir que estudantes internacionais estudem programas ensinados em chinês.

  1. Algumas empresas também fazem do HSK um requisito para a contratação de talentos internacionais para trabalhar em seus escritórios na China.

  1. Um método para alunos de língua chinesa avaliarem e melhorarem sua proficiência em chinês.

✔ Considere a estrutura do exame:

A correspondência entre os níveis de HSK e o Padrão Internacional de Competência Chinês é mostrada na tabela abaixo:


HSK In Writing Exam Duration HSK Characters EU Level HSK Oral Exam


HSK 1 40 min 150 A1 Elementary

HSK 2 55 300 A2 Primary

HSK 3 90 600 B1 Intermediate

HSK 4 105 1200 B2 Upper-intermediate

HSK 5 125 2500 C1 Advanced

HSK 6 140 5000 C2 Proficient



HSK nível 1 - Os candidatos podem compreender e usar algumas palavras e frases simples em mandarim para atender a necessidades específicas de comunicação, com a capacidade de aprender mais o idioma.

HSK nível 2 - Os candidatos podem usar o chinês nos tópicos diários familiares para uma comunicação direta.

HSK nível 3 - Os candidatos podem usar o idioma para completar as tarefas básicas de comunicação no dia a dia, estudo, trabalho e assim por diante;

HSK Nível 4 - Os candidatos podem falar em chinês sobre uma ampla variedade de tópicos e se comunicar com mais fluência com falantes nativos da lingua chinesa .

HSK Nível 5 - Os candidatos podem ler jornais e revistas chinesas, desfrutar de filmes e programas de televisão chineses e fazer discursos mais completos em mandarim.

HSK Nível 6 - Os candidatos podem entender facilmente o que ouvem ou lêem em mandarim, e expressar suas opiniões fluentemente em chinês, verbalmente ou por escrito.

✔ A forma do exame

  • Teste HSK papel-papel (teste baseado em papel)

  • Tste HSK de rede (teste baseado na Internet)

O exame online é baseado na Internet e no exame por computador, que examina a capacidade do candidato de se comunicar em chinês, e o conteúdo, os padrões e a eficácia do teste são os mesmos do exame em papel e caneta. O exame online é conveniente e flexível, seguro e estável e oferece suporte para gerenciamento de exame online, pagamento online e simulação online.

✔ Um guia para aprender mandarim (como aprender mandarim para testes HSK)

Um roteiro para aprender chinês (como aprender mandarim para testes HSK)

Etapa 1: Comece com os tons

Dependendo do tom usado, o significado de uma palavra muda, por isso é essencial acertar antes de continuar. Como um iniciante, certifique-se de pronunciar bem os tons de cada sílaba antes de tentar pronunciar palavras de duas ou três sílabas.

Etapa 2: Enriquecimento do vocabulário

Depois de aprender os tons, você se concentrará nas sílabas de uma palavra. Cada sílaba deve ser pronunciada claramente no tom certo. Este provavelmente será o aspecto mais desafiador do aprendizado da língua chinesa. É essencial aprender isso bem com a ajuda de um professor de idiomas antes de prosseguir com a próxima etapa: a pronúncia de frases curtas.

Etapa 3: Construção de sentenças

Depois de conseguir pronunciar frases curtas, considere dar o próximo passo: crie suas próprias frases em chinês usando a gramática e os padrões de frase que você aprendeu.

Etapa 4: Aprenda Hanzi - (os caracteres chineses são chamados de Hanzi)

Recomenda-se não começar aprendendo os caracteres chineses (Hanzi) antes de poder ler conversas curtas. Comece com os tons e padrões de leitura e, em seguida, vá gradualmente para escrever os caracteres chineses.

✔ Registro para o teste HSK

Registro on-line:

Official site -> User registration -> Test registration -> Pay-> Receive registration confirmation -> Print the admission ticket

Register Link:



Registro off-line:

  1. Você poderia solicitar seu HSK em um centro HSK próximo.


  1. Se não houver HSK Center perto de você, você pode se inscrever para o HSK por correspondência. Primeiro, entre em contato com a instituição que aplicará o teste para se informar.

Pesquisar o Test Center perto de você: http://www.chinesetest.cn/goKdInfoOrPlan.do

229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page