top of page

O que os chineses comem no café da manhã




O que os chineses costumam comer no café da manhã?


É verdade que um bom café da manhã irá fornecer energia suficiente e, consequentemente, ajudá-lo a se concentrar em seu trabalho. Os chineses são considerados trabalhadores e diligentes, e será interessante descobrir o que os chineses comem no café da manhã para se manterem vigorosos o dia todo. As respostas serão dadas neste artigo.






1. Pãezinhos recheados no vapor (bāozi, 包子)


Se você estiver caminhando pela manhã e vir uma nuvem de vapor saindo de uma loja cheia de grandes vapores de bambu, é provável que você tenha encontrado uma loja de pãezinhos cozidos no vapor! Esses pãezinhos de trigo recheados são um dos alimentos para o café da manhã mais onipresentes na China. Baozi vêm em todos os formatos e tamanhos, com literalmente centenas de variedades de recheios, desde os mais simples, como porco e repolho, até os vegetarianos mais complicados, recheados com vegetais em fatias finas. Um café da manhã farto de dois baozi deve custar apenas alguns CNY. Você também pode encontrar pãezinhos cozidos no vapor sem recheio, chamados de mántou (馒头).



2. Panquecas de cebolinha (葱油饼 cōng yóu bǐng)



Panquecas de cebolinha (葱油饼 cōng yóu bǐng) são consumidas no café da manhã no norte e no sul da China. Uma das etapas mais importantes para fazer panquecas de cebolinha é que a massa precisa ser esfregada uniformemente com óleo e espalhada com cebolinha. Eles estão prontos para servir (geralmente com leite ou leite de soja) após serem assados ou fritos na frigideira. O sabor aromático da cebolinha e a textura oleosa fazem das panquecas de cebolinha a escolha ideal para o café da manhã.




3. Mingau (zhōu, 粥)



Na China, o mingau (粥 zhōu) é comumente conhecido como sopa de arroz e tem um sabor simples quando servido sozinho. Ao contrário da maioria dos países ocidentais, onde cereais ou aveia costumam ser misturados com leite ou água, o mingau chinês costuma ser acompanhado de diferentes tipos de picles, ovos salgados ou ovos centenários com carne de porco picada para ganhar um sabor enriquecido. O mingau alcançou popularidade entre os chineses (especialmente entre os idosos) porque muitas pessoas acham que é útil para a digestão. Diz-se que na China antiga, o mingau era amplamente usado para fins medicinais. Hoje em dia, as pessoas ainda acreditam que o mingau mais ou menos “ajuda” na recuperação de doenças menores.



4. Macarrão (面条 miàn tiáo)



Macarrão (面条 miàn tiáo) é comido em muitas ocasiões na China. Por exemplo, macarrão de longevidade (长寿 面 cháng shòu miàn) é algo que você definitivamente verá em uma festa de aniversário tradicional chinesa, pois simboliza uma vida longa. Os estrangeiros costumam se surpreender com a enorme variedade de pratos de macarrão disponíveis na China, o que é um reflexo da paixão do povo chinês por macarrão. Desde o início da manhã até a hora do almoço, inúmeras barracas estão ocupadas oferecendo diferentes tipos de pratos de macarrão para o café da manhã. Por exemplo, o macarrão de arroz é muito apreciado no café da manhã em províncias como Yunnan e Guizhou. O macarrão de arroz pode ser servido com ou sem sopa e coberto com coisas como carne assada, amendoim, coentro, picles e pimenta.



5. Palitos de massa frita (油条yòu tiáo)





Palitos de massa frita (油条 yòu tiáo) são outro tipo de café da manhã tradicional chinês. À medida que a China se tornou mais aberta a culturas estrangeiras, os palitos de massa frita ganharam um apelido chique de “baguete francesa ao estilo chinês”, pois seu formato se assemelha a uma baguete francesa. Como o próprio nome sugere, o método de preparo do 油条 (yòu tiáo) é fritar, o que lhes confere uma textura crocante e elástica na hora de servir.


Embora os palitos de massa frita sejam bastante insípidos, um dos motivos pelos quais são tão populares entre os chineses é que combinam muito bem com leite de soja. Na verdade, a textura macia do leite de soja neutraliza perfeitamente a secura da massa e adiciona um sabor de soja fresca ao seu sabor natural. Basicamente, existem três sabores (doce, simples, salgado) disponíveis para o leite de soja. As crianças na China frequentemente optam por leite de soja doce, enquanto os adultos escolhem o sabor puro ou salgado, pois estão bem cientes do fato de que cada vez mais chineses sofrem de diabetes.



6. Xiao Long Bao




小笼 包 (xiǎo lóng bāo) é um tipo de pãozinho cozido no vapor recheado com carne de porco. É muito popular no leste da China, especialmente em Xangai. O segundo caractere em seu nome “笼 (lóng)” significa “gaiola”, porque os pãezinhos de porco são geralmente cozinhados em vaporizadores de bambu em forma de gaiola antes de estarem prontos para servir. A confecção de xiao long bao requer habilidades complexas e até mesmo um pequeno detalhe. Por exemplo, a forma como a massa é comprimida na parte superior pode ter uma influência em seu sabor geral. Originado em Xangai, xiao long bao é algo que você deve experimentar se estudar ou trabalhar nesta metrópole fascinante. Há lugares que vendem esses pãezinhos cozidos no vapor o dia todo em quase todos os cantos de Xangai. Isso ajuda a população local a decidir facilmente o que comer no café da manhã.



7. Ovos de chá (chájīdàn, 茶 蛋)



Vendidos em praticamente todas as lojas de conveniência e barracas de café da manhã em toda a China, os ovos de chá são o café da manhã para viagem. Ovos de chá são, como o nome sugere, ovos cozidos que são embebidos em um caldo condimentado perfumado feito com folhas de chá e especiarias, como sementes de erva-doce, canela e grãos de pimenta Sichuan. As folhas de chá (e a adição de molho de soja escuro) dão aos ovos um característico marmorizado marrom escuro, onde se infiltram nas cascas rachadas.



Você já experimentou algum desses?


Deixe um comentário abaixo!!



 

Quer aprender chinês mandarim ?






6.180 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page